DICAS & GUIAS

Home > Dicas & Guias

Desenvolva O Seu Plano De Negócios

18 de março de 2020

Negócios

plano de negócios, empreender, negócios

Desenvolver o seu plano de negócios é uma das primeiras coisas que você precisará fazer para abrir a sua empresa. Este planejamento é a base de tudo o que você irá fazer, através dele ficarão esclarecidas suas metas e objetivos. 


Se você ainda não criou o seu, chegou a hora. Aprenda a criar um plano de negócios rápido e eficaz. Vamos ao passo a passo. 


Esse artigo faz parte da série: “Como Abrir Sua Empresa Nos Estados Unidos: Um Guia Completo Para Brasileiros”.

Por que é importante ter um plano de negócios 

O seu plano de negócios funcionará como um guia para fundação e desenvolvimento do seu empreendimento. Ele te orientará em cada etapa, servindo de roteiro para uma estruturação sólida da empresa. Além disso, é através dele que você conseguirá identificar quais são os melhores caminhos para o crescimento da organização. 


Sem dúvidas, desenvolver o seu plano de negócios deve ser uma de suas prioridades. Você precisará de tempo e expertise, não poupe esforços. Este é um momento importantíssimo para o futuro, não é exagero dizer que talvez você esteja decidindo agora se o seu negócio irá se tornar um sucesso ou chegará a falência nos próximos anos. 


Ter um planejamento adequado te ajudará a construir o seu espaço no mercado, a descobrir o seu diferencial e a garantir a lucratividade dos negócios. 


Certamente, assim como qualquer outro investidor, você deseja ver retorno em cima de tudo o que investir, quer ter segurança e confiança de que está no caminho certo. Ter um bom plano é um ótimo começo. 


Além disso, as pessoas que irão trabalhar com você ou mesmo investir em sua empresa também precisarão ser convencidas de que seu empreendimento realmente tem potencial. Seu plano de negócios é a ferramente ideal para convencer as pessoas de que estar com você neste projeto é verdadeiramente uma escolha inteligente. 

Escolha um formato de plano de negócios que funcione para você

O seu plano de negócios deve atender bem às suas necessidades. Sendo assim, não há uma fórmula secreta para se planejar, é preciso considerar as peculiaridades da empresa em questão. 


No entanto, para facilitar o seu trabalho neste momento, separamos duas categorias de planejamento para apresentação. Veja a seguir. 

Plano de negócios tradicional

Sem dúvidas, o modelo mais comum. Este é um plano bastante detalhado, por isso requer um maior tempo de estudo e preparo. Se você for precisar de investidores e credores, provavelmente precisa utilizar esse modelo. 


O plano de negócios tradicional usa uma estrutura padrão que progride em detalhes ao longo da leitura de cada seção. Geralmente possui dezenas de páginas, com informações completas sobre a empresa desde sua fundação ao seu desenvolvimento. 

Plano de negócios enxuto

Como o próprio nome diz, este é um modelo de planejamento mais enxuto. É mais rápido de escrever, especialmente se comparado ao formato mais tradicional, e foca apenas em elementos essenciais. 


Apesar de serem menos comuns, podem ser utilizados para resumir o que há de mais importante. Geralmente sua organização se dá com base em elementos-chaves do planejamento. Falaremos mais sobre isso adiante. 

Aprenda a desenvolver um plano de negócios tradicional

Se o modelo tradicional já é o seu preferido, chegou a hora de colocar a mão na massa. Como vimos, este é um planejamento mais abrangente e o ideal para solicitações de financiamentos. 


Antes de falarmos sobre o passo a passo, gostaríamos de fazer um esclarecimento. Você não precisa seguir exatamente o esquema aqui apresentado, use as informações que mais fizerem sentido para sua empresa e suas necessidades. 


Agora sim, vamos lá. 

Sumário Executivo

Explique brevemente o que é a sua empresa e por que motivos você acredita que ela será um sucesso. Este é o momento de descrever sua missão, visão e seus valores. 


Adicione ainda informações básicas sobre seus gestores, seus funcionários e sua localização. Além disso, comente sobre aspectos financeiros e sobre seu plano de crescimento. 

Descrição da Empresa

Neste tópico, você deverá fornecer informações detalhadas sobre sua empresa e sobre a que tipo de demandas do mercado ela responde. A qual necessidade do consumidor ela atende.


Seja bem específico, liste seus consumidores, além de organizações e negócios que pretende atender. 


Esta é uma boa oportunidade de apresentar quais são suas vantagens competitivas (diferenciais, especialistas, localização privilegiada, matéria-prima etc), afinal, se o seu negócio não valer a pena, o investidor (ou quem quer que esteja lendo) provavelmente nem continuará a leitura. 

Análise de mercado

Para produzir o seu plano de negócios será necessária uma análise aprofundada do seu mercado. Este é, portanto, o momento de demonstrar suas perspectivas a respeito daquilo que foi pesquisado. 


A ideia é realizar uma comparação entre o que já está sendo feito pelos seus concorrentes e o que a sua empresa trará de novo, basicamente, qual o seu diferencial. 


Aproveite para aprender com o que tem funcionado para outros negócios e potencializar ainda mais as suas chances de sucesso. 

Organização e gestão

No tópico sobre organização e gestão você deverá apresentar ao leitor a maneira pela qual a empresa será estruturada e a pessoa que ficará responsável por sua gestão. 


Você pode utilizar um organograma explicando o papel de cada pessoa e a maneira como a experiência de cada uma delas pode contribuir para o crescimento do empreendimento. Se possível, inclua currículos dos principais membros de sua equipe. 

Linha de serviço ou produto

O que você vende? Chegou o momento de apresentar seu serviço ou produto. Explique em detalhes o que ele oferece e como beneficia seus clientes. Caso ainda esteja desenvolvendo o seu produto, descreva o que já foi feito, os resultados obtidos e o que ainda está por vir. 


Além disso, você precisará explicar o seu plano para registro de patentes e direitos autoriais. 

Marketing e vendas

Se você ainda não havia pensado em estratégias de marketing, precisará tirar tempo para isso antes de dar continuidade a seu plano de negócios.


Descreva quais serão as ferramentas utilizadas por sua empresa para atrair e fidelizar seus clientes. Explique também como acontecerão as vendas.

Pedido de financiamento

Se o seu objetivo é pedir financiamento, aproveite essa seção para explicar seus requisitos, seus objetivos, o que precisará e como usará os recursos recebidos. 


Especifique os termos do financiamento requerido, se irá precisar de fundos para comprar equipamentos, salários e descreva quais contas precisarão ser cobertas até que o negócio se torne rentável. 


Você precisará ainda explicar quais são seus planos para o futuro financeiro da empresa e como planeja quitar dívidas, se este for o caso. 

Projeções financeiras

Falando no futuro financeiro da sua empresa, entramos em um novo tópico, projeções financeiras. 


Aqui, o seu objetivo será convencer o investidor de que o seu negócio é realmente promissor. 


Caso já tenha em mãos algum resultado, faça demonstrações, adicione balanços e prove que sua empresa já dar pistas de sucesso. 


De qualquer forma, é muito importante que você apresente uma perspectiva para os próximos cinco anos do negócio. Preveja receitas, fluxo de caixa, despesas e claro, lucratividade. 


Seja ainda mais específico para o primeiro ano do empreendimento. O ideal seriam projeções mensais ou no máximo trimestrais.

Apêndice

O objetivo do apêndice é que você possa anexar toda sua documentação de apoio, em especial aqueles documentos já solicitados por um possível investidor. Os mais pedidos são históricos de crédito, currículos, fotos de produtos, cartas de referência, licenças, autorizações ou patentes, documentos legais e outros contratos.

Veja alguns exemplos de planos de negócios tradicionais disponibilizados pelo governo americano


Rebecca - Dono de uma empresa de consultória 


Ver plano


Andrew - Dono de uma empresa de brinquedos 


Ver plano

Aprenda a desenvolver um plano de negócios enxuto

Se está com pressa para começar o seu negócio, provavelmente um plano de negócios enxuto é a opção ideal para você neste momento. Seu desenvolvimento é bem simples, e você poderá refinar seu planejamento mais tarde, se assim for necessário. 


O ideal para esse tipo de planejamento é a utilização de gráficos e outros elementos ilustrativos que descrevem a proposta de valor, a infraestrutura e as finanças da sua empresa. 


Você encontrará muitos bons modelos para sua inicialização enxuta, mas nossa sugestão seria o Business Model Canvas. Conheça os seus nove componentes. 

Parcerias chave

De quem estamos falando?


Fornecedores, fabricantes, subcontratados e parceiros. Descreva todas as empresas que serão suas parceiras em seu negócio. 

Principais atividades

Descreva quais são as atividades-chaves desenvolvidas pela empresa. Os trabalhos mais importantes realizados constantemente para que o negócio funcione de maneira adequada. 

Recursos importantes 

Agora liste também todos os recursos necessários para o funcionamento da empresa. Seus ativos devem incluir funcionários, capital e sua propriedade intelectual. 


Mantenha o foco no que realmente importa, afinal, estamos falando de um planejamento enxuto. 

Proposta de valor

Essa é a sua chance de convencer o leitor de que seu empreendimento realmente vale a pena. Descreva com clareza o que sua empresa agrega ao mercado. 

Relações com o consumidor

Como será a relação da empresa com seus clientes? Descreva a relação da empresa com o consumidor do início ao fim. 

Segmentos de clientes

Você certamente tem um público-alvo bem específico. Descreva o seu mercado, tenha uma noção clara de para quem você pretende vender. 

Canais

No tópico canais deve ser explicada a maneira pela qual a empresa pretende se comunicar e interagir com seus clientes. Uma combinação de canais pode ser a opção ideal para otimizar suas vendas. 

Estrutura de custos

Descreva quais serão os custos mais significativos enfrentados e qual a sua estratégia para lidar com as questões financeiras de seu empreendimento. 

Fonte de renda

Qual será a fonte de renda do seu negócio? Explique como seus clientes irão pagar pelo benefício recebido. Diversos modelos de receita podem ser utilizados, venda de produtos, assinatura, aluguel, licença, taxas de associação etc. Caso sua empresa tenha mais de uma fonte, cite cada uma delas. 

Veja um exemplo de plano de negócios enxuto disponibilizado pelo governo americano

Andrew - Dono de uma empresa de brinquedos 


Ver plano


Ficou alguma dúvida? Junte-se ao nosso grupo no Facebook onde você encontrará uma comunidade super receptiva de Brasileiros empreendedores nos EUA prontos para te ajudar. Ao fim, não esqueça de divulgar seu negócio aqui em nosso diretório.
Gostou? Compatilhe

Posts relacionados

Pesquisa de Mercado e Análise da Competição

Como abrir uma empresa nos Estados Unidos?

Assine Nossa Newsletter